Vantagens de ter um especialista em leilão
O leilão parece ser uma ciência simples, visto que os imóveis são vendidos com o preço bem mais baixo que o usual; basta dar um bom lance que o imóvel já é seu. Essa visão é muito comum, porém totalmente errônea. Muitas vezes você pode achar que está fazendo um bom negócio, mas pode estar se afundando em dívidas.
Para que isso não ocorra, é extremamente necessário que o arrematante tenha ao seu lado um advogado especialista em leilões, pois já conhece todos os macetes e costuma frequentar os arremates. Este é o profissional mais recomendado para te auxiliar.
A importância do especialista em leilão
1. Análise
Um detalhe imprescindível é que o especialista em leilão seja um advogado. Fato explicado pela necessidade de análise de documentação; se você gostou da propriedade, o advogado levantará as informações do bem para saber se tudo está nos conformes, se há processos em andamentos ou não.
Aparentemente, não é um processo ardiloso, mas a análise documental do imóvel, seja qual for a modalidade do leilão, despende da adoção de critérios técnicos e exclusivos do profissional advogado, para apresentar eventuais vícios do processo, do imóvel e, inclusive, do histórico do(s) devedor(es).
O sucesso da compra depende desta etapa inicial.
2. Durante o processo
Depois de arrematado, por exemplo, é o especialista que vai fazer e orientar no procedimento pós compra. Ele acompanha todos os passos até a emissão do documento de posse, incluindo o trâmite da carta de arrematação e a continuidade da relação com o leiloeiro.
3. Você diminui as chances de perder dinheiro
Depois de apontar as principais funções do advogado durante uma arrematação, esse é o ponto primordial que interessa ao cliente: não fazer um mau negócio. Normalmente, o especialista, diante de uma oportunidade, não demora a perceber se valerá a pena ou não. Na prática, normalmente o advogado acaba por orientar o cliente se ele deve ou não fechar negócio. Dessa forma, a chance de perder dinheiro ganha um percentual baixo.
4. É um aliado para os empreendedores
Para aqueles que querem fazer do leilão seu investimento, é fatigante procurar todos os detalhes das prováveis oportunidades que surgem. O advogado possui o papel de facilitar e acorrer o empreendedor, lhe dando dicas e conselhos em quais eventualidades deverá investir.
Sem delongas, você e seu advogado terão o mesmo objetivo: crescer o patrimônio.
5. Caso, ainda assim, decidir avançar…
Se, ainda assim não achar necessário ter um especialista ao seu lado, saiba os riscos:
Não ter o histórico do processo
Não saber a origem do leilão e se existem peculiaridades que podem gerar dificuldades para essa aquisição.
Não realizar o lucro desejado
Ao fazer uma arrematação ruim, todo o retorno monetário que o arrematante esperava ter, pode acabar em mais despesas.
Perder tempo
O tempo investido em encontrar um bom profissional somado com o seu bom desempenho na consultoria, sairá mais barato quando equiparado com uma operação sem sucesso e
com saldo negativo.