Como adquirir o seu imóvel por leilão
Certamente, muitas pessoas (investidores ou não), procuram comprar o imóvel para morar ou investir porque geralmente o bem é oferecido com 50% de desconto. Esse mercado também já realizou o sonho de milhares de pessoas, que foi sonho da aquisição da casa própria. Nesse artigo vamos abordar o tema: “Como adquirir o seu imóvel por leilão” e vamos mostrar que não é difícil adquirir imóvel por leilão.
Iniciantes costumam ter a dúvida de como participar de um leilão e quais são seus procedimentos. Participar de leilões é muito simples, e para ajudar, os leiloeiros produzem uma divulgação considerável atraindo cada vez mais pessoas. hodiernamente existem até diversos sites que realizam leilões eletrônicos, extrajudiciais ou judiciais.
Portanto, agora, vamos destacar alguns pontos:
Certamente, precisamos saber diferenciar um leilão judicial e um leilão extrajudicial. Então, lá vamos nós!
Leilão Judicial: Leilão que tem uma autorização dentro de um processo judicial, ou então, determinado por um juiz. Ele será submetido a seguir algumas regras do Código de Processo Civil. No caso mencionado, os bens vão á leilão para a quitação de débitos pendentes, extinguir alguma dívida entre outras situações semelhantes. Exemplo: Quando um morador está com débitos pendentes de condomínio, o juiz determina que o imóvel seja vendido em leilão para a satisfação da dívida.
Leilão extrajudicial: Nessa modalidade o imóvel leiloado não tem nenhuma pendência com o estado ou com o poder judiciário. Geralmente essa tipo de leilão é realizado por bancos. Nessa situação o processo é mais rápido e também qualquer pessoa poderá anunciar o seu bem. Para a realização do leilão, é feita uma autorização do proprietário ou de terceiro pautado em lei especial que autorize. EX: Quando um cliente perde o imóvel para o banco após atrasar parcelas de financiamento.
Atente-se antes de concluir o investimento
Portanto, para adquirir um imóvel de leilão é necessário compreender algumas informações, como:
Edital: É extremamente importante fazer uma leitura do edital. Nele está contida as informações como estado do bem, impostos, preço mínimo, entre outras informações relevantes para a compra do imóvel.
Analise do ambiente: Após a leitura do edital é muito importante que o interessado em determinado bem visite a região, fale com a vizinhança, assim poderá ter uma opinião melhor sobre o investimento.
Pendências: Antes de fazer o investimento é preciso fazer uma analise sobre os registros do bem, bem como as taxas pagas pela transação. O comprador também arcará com encargos como ITBI ( Imposto sobre a transmissão de bens imóveis)
Documentações: Certamente o investidor precisará checar toda a documentação do imóvel, e também analisar se o imóvel possui dívidas anteriores á arrematação.
Forma de pagamento: É preciso ler o edital e verificar como pode ser realizado o pagamento do imóvel, á vista ou parcelado.
Desistência: É necessário que o interessado saiba também que não é possível desistir do imóvel depois da arrematação.
Conclusão
Ressaltamos que o leilão é uma ótima oportunidade de investimento, porém, é preciso que o interessado se atente a diversos fatores já mencionados para que não aconteça nenhum gasto não esperado.
O leilão possibilita a compra de bens por preços muito abaixo do mercado, possibilitando o lucro por investidores.
Possui alguma dúvida? Entre em contato conosco e venha fazer seu investimento. Lembramos que atendemos diversos perfis, desde o investidor á aquela pessoa que busca comprar o imóvel para morar.